EMPRESA

Natural Cotton Color e a expansão da moda ecológica e sustentável

A Natural Cotton Color nasceu em 1995. Em 2001 inseriu o artesanato local em suas coleções e participou pela primeira vez de um evento de Moda: a Feira Nacional da Indústria Têxtil – FENIT.

A partir de 2005 iniciou o trabalho com o Algodão Colorido da Paraíba agregando definitivamente o trabalho artesanal no design dos produtos -- alinhando a marca à moda ecológica e sustentável.

A proposta inovadora e a certificação orgânica de validade internacional ajudaram a Natural Cotton Color a atravessar fronteiras. Atualmente, a marca exporta para mais de dez países, entre eles, Japão, EUA, Canadá, Alemanha, França, Arábia Saudita, e inicia novos negócios com os países escandinavos e com a Austrália.

Exibições em feiras e eventos de moda

De 2007 a 2011 a empresa apresentou suas coleções na França no salão So Ethic da prestigiosa Prêt-à-Porter Paris. Também participou de vários eventos de Moda como PURE London, na capital britânica, Salão Internacional da Moda de Madrid -- SIMM(atual Momad Metropolis), na Espanha, Project em Las Vegas, nos EUA, Ethical Fashion Show, agora Neonit Lab, em Berlim, na Alemanha e na Première Vision em Paris, na França. Com a certificação de produto orgânico a marca chegou até a Biofach em Nuremberg, na Alemanha, e em Tóquio, no Japão, e também na Expo West na Califórnia, nos EUA.

Em 2010, a marca expôs no Brasil no Fashion House -- salão de negócios do São Paulo Fashion Week. No Fashion Rio participou do salão Rio-à-Porter – Salão de Negócios de Moda e Design e foi destaque no line up, onde desfilou a coleção de Inverno em 2011 e a do Verão 2012.

Em 2015, a Natural Cotton Color marcou presença no Salão +B - Salão Brasileiro de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo em São Paulo da Associação Brasileira dos Estilistas – ABEST. Também neste ano abriu o ecommerce para o grupo Natural Cotton Color denominada NCC Ecobrands. No mesmo ano lançou o blog corporativo Eco Friendly Cotton.

Em 2016 a Natural Cotton Color foi a primeira e única marca brasileira selecionada pela curadoria para expor inovações artesanais na Maison d’Exceptions, salão de excelência em design da Premiere Vision – Paris. Também voltou a expor na Expo West na Califórnia, nos EUA.

Também em 2017, Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color, foi a única empresária do Brasil a receber convite da Internacional Trade Center (ITC) agência da Organizações das Nações Unidas (ONU) para expor com o grupo de mulheres empreendedoras She’s Trade na Pure London, na Inglaterra.

Também em 2017, a Natural Cotton Color inicia projeto de desenvolvimento de novos fios e tecidos em parceria com o Centro de Tecnologia Têxtil SENAI Paraíba. Deste projeto surge o primeiro Denim colorido, mas em tingimento. Ou seja, com as cores naturais do algodão. Também desenvolve o jacquard feito a partir dos fios com a mistura de algodão e seda.

Em 2019 apresentou tecidos inéditos e malhas inovadoras no salão Smart Creation da Premiére Vision Paris com destaque para o Denim sem tingimento, com o algodão que já nasce colorido. Também lançou um jaquard feito a partir de fios de algodão e seda. Neste mesmo ano participou da Design Toquio, no Japão.

Desde 2017 a marca desfila como convidada da Brasil Eco Fashion Week. Em 2021, com a realização do evento durante a Milan Fashion Week, na Itália, a marca lança produtos com foco na alfaiataria de luxo.

Em 2022 volta para as feiras interacionais de forma presencial cumprindo a agenda no salão de inovação Smart Creation da Premiére Vision Paris e na Premium, em Berlim, Alemanha, sempre com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT por meio do programa TexBrasil da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros.

Participação em Fóruns e palestras

Em 2015, Francisca Vieira palestrou no Fórum de Arranjos Produtivos Locais (APL) em Brasília, com o tema inclusão social. Na pauta, a cadeia produtiva da sua moda com algodão colorido fincada no tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômica). Em 2017, a convite da Textile Exchange, Francisca expôs o trabalho com o algodão colorido orgânico na Conferência de Sustentabilidade Têxtil, em Washington, nos EUA.

Em 2018 realizou palestra no Fórum de Sustentabilidade e Governança em Curitiba e, naquele mesmo ano, participou do Fórum Público 2030 da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, no painel “Comércio e mudanças climáticas: podemos criar uma estrutura de apoio mútuo?” organizado pela Delegação Permanente da França e do Canadá na OMC.

Em 2019 participou do talk show no movimento Moda Connect Brasília, na capital federal e palestrou durante o Green Summit, em Itacorubi – SC.

FOTOS